quarta-feira, 19 de junho de 2013

Um time de filmes gratuitos no YouTube

Hoje, 19 de junho, é dia do Cinema Nacional.

Por isso, indico um canal no YouTube que conta com mais de 100 filmes brasileiros completos. A partir dele,  fiz uma escalação de 11 títulos que assisti e indico. Como não vi todos, é possível que existam coisas melhores que posso ter ignorado. Além disso, alguns dos nomes listados não estão disponíveis no canal. Então, fiz a seleção apenas dos que podem ser vistos até o momento. Vamos a eles:

1. Terra em Transe: clássico do Cinema Novo de Glauber Rocha. Obrigatório para entender o movimento cultural e a política brasileira até os dias de hoje. Imprescindível até para quem não gosta dos filmes com essa pegada engajada poder criticar.

2. Linha de Passe: filme de Walter Salles que tem o futebol como pano de fundo para histórias de uma família que se encadeiam e apresentam problemas e sonhos típicos da cidade grande.

3. O Pagador de Promessas: primeiro filme brasileiro que concorreu ao Oscar.

4. Baixio das Bestas filme de estética forte sobre a exploração sexual da mulher nos rincões do Brasil.

5. Além do Cidadão Kane obrigatório nas faculdades de comunicação, mostra a relação do poderoso dono da Rede Globo com os meandros da Ditadura Militar.

6. O que é isso companheiro clássico recente que também envolve a atmosfera do Regime Militar.

7. Notícias de uma Guerra Particular excelente documentário sobre a violência no Rio de Janeiro. Precede Tropa de Elite e Cidade de Deus.

8. Pelé Eterno dá uma boa ideia do que o Rei do Futebol foi capaz de fazer dentro de campo. Corinthians ganha um capítulo exclusivo para mostrar à crueldade de Pelé com seu maior rival.

9. Cheiro do Ralo filme com humor absurdo com um dos melhores atores da nova geração do cinema nacional: Selton Mello

10. Cidade Baixa filme sobre um triângulo amoroso em que os catetos são Lázaro Ramos e Wagner Moura. A hipotenusa é Alice Braga.

11. O Homem que Copiava Grande história do gaúcho Jorge Furtado. Entretenimento de alta qualidade.

12. Os Trapalhões e o Rei do Futebol Ok, este não precisa entrar no primeiro time. Mas também não dá para ignorar. Um clássico.